Uma história de vida e profissional com o CAD

No início deste mês de março, após uma visita ao Colégio Alfredo Dantas (CAD), o ex-aluno Raymundo Asfora Neto publicou em suas redes sociais um depoimento emocionante, relatando a sua alegria em reviver momentos, segundo ele, inesquecíveis em sua vida.

Uma das pessoas que ele fez questão de cumprimentar foi a colaboradora Paula da Silva (Dona Paula), funcionária mais antiga da escola, que acumula o carinho dos colaboradores e alunos do CAD, durante os seus anos de profissão. “Muito bom rever, abraçar e dar um “xêro” em Dona Paula no nosso querido Colégio Alfredo Dantas. Ela que sempre me trata com um carinho transbordante e uma torcida que parece que não ter fim. Obrigado por tudo!”, disse Raymundo.

Asfora Neto estudou no CAD em 1999, ficou durante dois anos seguidos, saiu da escola e depois voltou para cursar o  Ensino Médio. Na escola, ele foi representante de turma e presidente do Grêmio Estudantil, experiências que, segundo ele, contribuíram muito para a sua carreira profissional.

Ao sair do CAD, Raymundo cursou História e Direito, onde deu sequência a participação na militância estudantil, sendo Presidente do Diretório Acadêmico de Direito e ainda trabalhando na Bolsa de Mercadoria de Campina Grande, depois assumindo a diretoria do Sine estadual na cidade e, por fim, a coordenação do Sine Municipal de Campina Grande, função que exerce até hoje.

Em conversa com a assessoria do CAD, Raymundo relatou a sua paixão pela escola, confessando que mesmo acompanhando os seus irmãos mais novos, que estudaram em outras escolas da cidade, nas competições esportivas não conseguia esconder a sua verdadeira torcida pelos times do CAD. “Torcia pelo bom desempenho do meu irmão, mas no placar final, torcia pelo time do CAD. Isso porque a história da minha vida que se mistura com a história do Colégio”, disse.

O ex-aluno ainda agradeceu a atenção de Paula, Diego e de Paulo Loureiro, membros da família que administra a escola há décadas e falou: “O CAD é e sempre será como uma família para mim”. No final do seu depoimento, anunciou a formatação de uma parceria que visa orientar os estudantes que estão em vias de ingressar no mercado de trabalho.

Escola Democrática

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2016 o Colégio Alfredo Dantas (CAD) realizou as eleições dos representantes de turma, uma ação do projeto Escola Democrática,que segue um projeto maior, o Escola Cidadã.

O objetivo do Escola Democrática tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram noções de cidadania, participação política e controle social, que eles entendam o papel do cidadão e que eles possam atuar de forma organizada na sociedade.

As inscrições para representantes de turma aconteceram entre os dias 11 e 18 de fevereiro, e o resultado será divulgado em 1 de março.

Parabéns aos participantes!

Concurso Logomarca Semana da Poesia

A aluna Maianne Rosália de Andrade Vasconcelos (9BM) foi a vencedora do Concurso Logomarca Semana da Poesia! A competição teve o objetivo de antecipar os trabalhos da Semana da Poesia 2016 e envolveu os alunos do 6º ano Fundamental à 2ª série do Ensino Médio. Assim, a logomarca campeã irá identificar o projeto neste ano.

Os participantes puderam realizar as suas produções entre os dias 01 e 12 de fevereiro. Todo o material foi analisado por professores e coordenadores em uma reunião para a premiação, que aconteceu na última sexta-feira (12).

De acordo com a professora Rachel Gonçalves, coordenadora de Língua Portuguesa no CAD, neste ano a escola realiza a primeira versão do concurso e os alunos produziram imagens que representassem o tema “Palavras de Amor”, tema da Semana da Poesia, evento que ocorrerá entre os dias 14 até 18 de março.

CAD nos esportes

As atividades no Centro de Atividades Desportivas terão início logo após o carnaval, tanto para os treinamentos das equipes e quanto para as aulas de educação  física.

A educação física é disciplina obrigatória e ministrada como prática esportiva. São oferecidas as seguintes modalidades: ballet, basquete, futsal, handebol, jiu jitso, karate e voleibol. Aos alunos que não desejem praticar nenhuma modalidade,  oferecemos ainda aulas de educação física tradicionais. Para as crianças do Ensino Fundamental séries iniciais, manhãs de recreação aos sábados.

Na próxima semana acontecerá o cadastramento de todo o alunado e, mediante autorização da família, todos devem fazer a opção de modalidade / horário.

Esporte é  saúde, é integração e socialização, o incentivo à competição saudável é um dos princípios da nossa proposta.

Veja o calendário do cadastramento abaixo:

> Segunda-feira (01/02)
Manhã: Alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano)
Tarde:  Alunos do Fundamental I (6º ao 7º ano)

> Terça-feira (02/02)
Manhã: Alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental
Tarde:  Alunos do Fundamental II (8º ao 9º ano) e Ensino Médio

> Quarta-feira (03/02)
Manhã: Alunos da 3ª séries do Ensino Médio

Jornada Pedagógica 2016

Entre os dias 11 e 13/01, o Colégio Alfredo Dantas (CAD) realizou a Jornada Pedagógica 2016. Direção, Coordenação e Corpo Docente estabeleceram neste importante evento todo o planejamento do ano letivo que se inicia.

Durante o evento aconteceu ainda o primeiro momento do processo de formação continuada oferecido ao Corpo docente em parceria com a Rede Pitágoras. Na ocasião foram ministradas oficinas sobre o tema ” O Processo de Avaliação na Educação por Habilidades e Competências”, ministrado pela da Consultora Sênior da Rede, Professora Rosana Horta. O próximo evento do programa de formação acontecerá em Recife- PE, no final do mês de fevereiro.

O evento foi considerado um sucesso por todos! Que venha 2016!

Fim de ano no CAD

A diretoria do Colégio Alfredo Dantas (CAD) informa que, devido as festividades de fim de ano, não abrirá as portas nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25). O mesmo ocorre na próxima quinta (31) e sexta (01/01), quando será celebrado o Ano Novo.

Além disso, o CAD comunica que a partir da próxima segunda-feira (28), estará funcionando no horário integral, das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, com o objetivo de aprimorar os serviços de matrículas e venda de materiais escolares no colégio.

Por fim, a coordenação do CAD reforça que a publicação do resultado das provas finais acontecerá na próxima quarta-feira (30), a partir das 14h.

No mais, o CAD deseja à todos um Natal de muita luz e um Ano Novo de muitas realizações!

Copa CAD de Karatê

A VI Copa CAD de Karatê acontece neste domingo (8), a partir das 8h30 no Ginásio de Esportes do CAD, localizado no bairro do Quarenta, em Campina Grande. O evento de nível interestadual reúne atletas dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

As competições de Kata (forma) e Kumite (luta) contam com atletas do sexo feminino e masculino e com faixa etária de 06 à 35 anos de idade. As modalidades da competição são: pré-mirim (até 07 anos), mirim (8 e 9 anos), infantil (10 e 11 anos), infanto-juvenil (13 a 15 anos), juvenil (16 e 17 anos) e adulto (de 18 a 35 anos).

Em mais um ano a frente da organização do evento, o professor Jurandir Olímpio, ressalta a alegria de estar à frente dessa competição que já é reconhecida pelo seu alto nível. “Durante esses cinco anos que realizamos a Copa CAD de Karatê sempre apresentamos atletas que se destacam no cenário nacional e este ano não será diferente”, ressaltou o professor.

Jurandir ainda explica o objetivo do evento para o CAD é de promover uma integração social entre os competidores, dando a eles a oportunidade de conhecer novas culturas e desenvolver seu intelecto. “Pretendemos fazer com que nossos atletas se desenvolvam tanto física, quanto mentalmente. Com o karatê eles evoluem também na educação”, finalizou.


CAD se destaca nos Jogos Escolares

Desde o mês de abril, atletas em idade escolar da Paraíba participam das competições de 2015, dos Jogos Escolares da Paraíba. Ao todo, 13 modalidades são disputadas nas etapas regionais e na Estadual, para as categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Os alunos disputam vaga na fase nacional do torneio.

Participando da competição, o CAD se classificou na etapa regional nas modalidades coletivas de voleibol, handebol e futsal, além das modalidades individuais de ciclismo e natação.

Das equipes do CAD, ainda foram classificados em 3º lugar o voleibol masculino sub 17, basquetebol, atletismo, tênis de mesa e vôlei de praia.

As disputas estaduais para as modalidades individuais acontecem de 02 a 04 de outubro, em João Pessoa e de 08 a 10 de outubro para as modalidades coletivas, em Patos.

A direção do CAD parabeniza a participação de todos os atletas!

Visita à TV Itararé

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do CAD viveram uma manhã especial nesta quinta-feira (17). Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios e todo funcionamento da TV Itararé, filiada da TV Cultura em Campina Grande. Lá, eles ainda conheceram a Biblioteca da Fundação Pedro Américo.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental, Germana Diniz, o momento se traduziu em uma grande experiência para estes alunos, que viram de perto a rotina de produtores e repórteres, conheceram as ilhas de edição e redação.

A visitação fez parte de uma aula interdisciplinar temática, referente à 3ª unidade, tendo como objetivo trabalhar de maneira interdisciplinar os vários conteúdos da riqueza de informações da diversidade humana, respeitando o próximo, se adaptando e procurando se realizar no meio, através de textos jornalísticos.

A aula foi ministrada pelos professores de Produção Textual, Informática e Matemática – Joilma Gomes, Adriano Ribeiro e Newton Belo.

CAD garante bronze na ONHB

O CAD, mais uma vez, participou da Olimpíada Nacional em História do Brasil e, neste ano, garantiu medalha de bronze na competição. A final do evento ocorreu no último domingo (16), na cidade de Campinas – SP. As alunas Maria Fernanda Pereira Brandão, Arianna Silveira Santos e Rayssa Carla Farias de Lima, ao lado do professor Glayds Richeles, foram as representantes do CAD na competição e garantiram a medalha.

Parabéns equipe! Vocês nos enchem de orgulho.