Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, sexta-feira (05/06), às 17h, professores do Ensino Médio do CAD, além de um biólogo/ pesquisador convidado, realizam uma live com o tema “Pandemia: um reset ambiental?”. O objetivo é apresentar um debate interdisciplinar, trazendo as perspectivas das áreas de química, física e biologia sobre os reflexos ambientais da pandemia de Covid-19 para a sociedade e o planeta. A transmissão, que acontecerá no Facebook, Instagram e You Tube da escola, será a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente no Colégio, que seguirá até o sábado (13) com exibições de vídeos e atividades envolvendo todas as séries.
De acordo com Inácio Neto, professor de biologia e mediador da próxima Live CAD, estamos em uma fase de mudanças e incertezas. “Não temos como saber se terminaremos melhor ou pior pós pandemia. Alguns dados já revelam a grande diminuição de poluentes na atmosfera mas, em contrapartida, mostram o aumento do desmatamento e a falta de consciência popular em relação ao descarte de máscaras e rejeitos tóxicos. O uso demasiado e incorreto de medicações já estão sendo percebidos também. Reflexões sobre as causas e consequências disso tudo, com a avaliação de diferentes áreas, é a grande finalidade da nossa live”, disse Inácio.
O também professor de biologia, Ronaldo Justino, ressalta a importância desse debate para os jovens estudantes. “Vivemos um período inusitado na história do nosso planeta. Toda humanidade encara e aprende conjuntamente com tudo isso. Mostrar ao alunado as importantes reflexões desse momento é também nosso papel como educadores. Esses assuntos podem vir a ser tema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Certamente. Mas esse não é o foco dessa live. Queremos mostrar aos nossos alunos e para toda sociedade [já que a transmissão é de livre acesso] o papel de cada um de nós sobre a preocupação com o que vivemos e a necessidade preservação do meio ambiente”, afirmou Ronaldo.
Outro projeto encabeçado pelo Ensino Médio nesta Semana do Meio Ambiente será a exposição fotográfica: “Escuta ambiental: ver, sentir e registrar”, liderada pelo professor de biologia, Evaldo Santos. Diante deste momento de isolamento social, as imagens do meio ambiente serão captadas pelos alunos, com diferentes olhares e percepções. As fotografias serão exibidas no site (www.alfredodantas.com.br) e nas redes sociais da escola (/colegiocad), além de serem trabalhadas em aula remota interdisciplinar de biologia, geografia, filosofia, história, literatura e química. O objetivo da atividade é provocar no aluno a consciência de que ele faz parte de um processo interdependente no qual todos estão inseridos.
O Ensino Fundamental (Anos Finais) também apresenta uma programação especial durante toda Semana. De 05 a 13 de junho, professores e alunos exibirão vídeos com mensagens e encenações sobre os mais diversos temas, tais como: hábitos de higiene como prevenção de doenças, importância da vacina e cuidados com a automedicação, a ameaça das “fake news” durante a pandemia, a importância do uso das máscaras, o aumento do gasto de energia e diminuição do consumo de combustíveis – em decorrência do isolamento social – e, por fim, a reflexão: “qual o mundo em que eu quero viver?”.
Todos os temas citados serão objeto de reflexão para as crianças do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Fotos enviadas por elas, em momentos de vivência com a natureza, serão utilizadas no vídeo “Acordo para o Futuro”, que será exibido nas redes sociais do CAD. O filme aborda sobre as respostas positivas do meio ambiente, diante da necessidade de isolamento – imposta pela pandemia – e propõe uma transformação pessoal, um acordo para uma melhor relação futura com o ecossistema.