Meu nome é Emmanuel do Nascimento Sousa, ex-aluno (com muito orgulho) e filho de ex-aluno (José Alves de Sousa ex-vereador Campinense) do mais tradicional educandário campinense, o CAD, onde cursei todo os períodos das antigas formações: primário, ginásio e científico!
Ao final de 1994, onde cumpunha a turma dos Feras 95 – 75 Anos do CAD – 3º B, contabilizava 11 anos da minha vida convivendo no ambiente escolar dessa instituição. Afirmo, categoricamente, que minha conduta moral e meu caráter foram formados à luz dos grandes mestres que satisfatoriamente me passaram seus ensinamentos e me conduziram às portas do ‘mundo real’, que era ânsia de todo aluno, ante a aproximação do período universitário e profissional, onde todos os ‘córdões umbilicais’ estariam sendo cortados, aos quais estaríamos todos à mercê do que a vida nos confiaria!
Lembro, sempre, da grande professora Eude, que em célebre frase nos dizia “Aproveitem seu período escolar. A época vivida no colégio será sempre lembrada com muita saudade!”. E, para um sujeito saudosista como eu, essa premissa nunca saiu do meu pensamento, nem dos meus sonhos!
Lá se vão 13 anos desde que recebia meu certificado de conclusão do ensino secundário… e, acreditem: não passei UM DIA sequer, sem sentir saudades do meu colégio, dos meus amigos, dos professores, dos diretores, daquela vida-rotina!
Hoje, depois de dois cursos universitários e um trabalho que já se alonga em 15 anos, meus amigos mais próximos sabem que SEMPRE sonho com a época de estudante do CAD! Sonho de verdade, à noite!!! E, à cada sonho, minha consciência não me deixa enganar-se de que tudo aquilo é uma re-memória de uma bela época e, ao me derramar em lágrimas, o impacto me leva a acordar!
É muito bom ter saudade das coisas boas da nossa vida… e o CAD foi tudo de bom que me ocorrera enquanto criança, adolescente e no princípio da juventude.
Em outro ‘post’ tratarei de nomear as pessoas que me compõem essas memórias, nos poucos anos em que estive no educandário.
Em anexo, arquivo uma foto tirada no ano de 1994, onde nos encontrávamos em vias de prestar vestibular. Da esquerda para a direita, somos:
Emmanuel (eu), Rodrigo, Migliaccio, Júlio César, David, Silvanir (agachado), Cícero, Johnwellington, Gavangy (por trás), Humberto, Nallison e Abelardo.
Grande turma, grandes amigos, vida válida!
Um grande abraço, forte, nutrido de muita saudade.
Emamnuel do Nascimento Sousa
Ótima passagem de vida pelo CAD Emanuel, parabéns!
Estudei no Colégio Alfredo Dantas durante oito anos. É gratificante perceber como esta instituição educacional marcou a vida de tantas pessoas. No Colégio Alfredo Dantas encontramos uma família, a família do Saber! Sou seminarista e reconheço que a educação recebida nesta escola ajudou-me no processo de desenvolvimento vocacional. Sinto-me feliz por ter meu nome associado a esta história de gigantes
Sou da época da revoluçao militar de 64,mas ainda hoje, vejo-me diante do Prof. Loureiro a escrever vinte pag. do meu caderno com a seguinte frase: “papai hoje fui supreendido pelo sensor brincando na sala de aula. Não esqueça de trazer o caderno com assinatura do seu pai ou mãe.
Lembro-me que todos os dias antes de nos dirrigirmos para a sala de aula, ficavamos infileirados para ouvirmos o hino nacional e a palestra do professor Loureiro.
Hoje são poucos amigos da época que ainda mim recordo dos seus nomes João Pires (brigamos muito pq toda segunda-feira tinha ressaca), Zé Carlo do são braz( ainda hoje no Maranhão so tomo cafe são braz), Bernardo irmão de bala (fomos conheiro de bola e de grandes vitorias nos jogos estudantis)…..depois,continuarei com os fatos….
Minha turma…que saudade………..
Tambem, sinto muitas saudades de mnha turma: Da Vanita, da Rosa do Professores, lucicladio, taveira, e tantos, hoje estou residindo na Bahia, mas sempre que vou a Campina Grande, passo no CAD p/ recordar.
Valeu!
Sinto saudades deste maravilhoso colégio, as vezes escuto até o sino tocar, turma de 1993
Você a Jailma do 3º A de 1993 ? Bom ano aquele !
Olá Emanuel, pôxa, que surpesa maravilhosa ver seus posts e essas relíquias de fotos. Minha turma, onde tudo que tenho hoje construí no C.A.D. Vida profissional e vida pessoal. Um agradecimento especial a toda família C.A.D se faz necessário. Grande abraço a todos e muito obrigada!
Caro Emmanuel,
Foi um privilégio participar desta turma. Lembro-me dos amigos e dos professores. Seria bom comentarmos aonde estão nossos colegas e quem sabe um dia reunir o máximo que pudermos em um evento qualquer… depois escrevo mais….
Aldo ( Albuquerque.aldo@yahoo.com.br)
Minha turma! Bons tempos!