Feminismo
O dia 8 de março representa um marco histórico na luta das mulheres por mais dignidade e igualdade. Ela foi iniciada no século XIX e continua até o dia de hoje. Desta batalha surgiu o termo ‘feminismo’ – movimento que preconiza a ampliação da participação as mulheres na sociedade e a busca por igualdade de direitos. Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, trazemos alguns fatos que reafirmam a importância dessa luta. Entendê-los é essencial.
ASSÉDIO
40% das mulheres acima de 16 anos já sofreram assédio.
BRECHA SALARIAL DE GÊNERO
Uma mulher ganha 18,8% menos, exercendo a mesma função que seu colega de trabalho homem.
PATRIARCADO E OBJETIFICAÇÃO
Sistema sociopolítico em que o gênero sobremacia sobre outros gêneros. Desse sistema surge ideias como objetificação, que é a condição de colocar a mulher à condição de objeto, considerando somente atributos sexuais e beleza física.
FEMINICÍDIO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O termo feminícidio trata do do assassinato de uma mulher, em função do seu sexo. No Brasil temos uma taxa de 4,8 feminicídios a cada 100 mulheres – 5ª maior do mundo. Além disso, a cada 7,2 segundos uma mulher é vítima de violência física doméstica no Brasil.
Mulheres de luta
Além disso, ressaltar a importância dos nomes e trajetórias que fizeram e continuam fazendo história na luta feminista é fundamental. Conhecimento é poder. Nesta data tão importante, separamos o feito de algumas mulheres inspiradoras nesta causa. Confira!
HILDA HIST
Uma das maiores escritoras brasileiras. Defendia a liberdade da mulher em suas obras.
MARIA DA PENHA
Líder de movimentos em defesa do direito da mulher. Vítima de violência doméstica. Em 2006 foi sancionada a lei que leva seu nome: a Lei Maria da Penha, importante ferramenta legislativa no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no Brasil
NÍSIA FLORESTA
Autora do livro “Direito das mulheres e injustiça dos homens”, considerada a primeira obra feminista no Brasil.
QUITÉRIA DE JESUS
Heroína da Guerra da Independência. Foi a primeira mulher a integrar uma unidade militar das Forças Armadas no Brasil.