O ano é 1989! E, nesta foto, encontra-se uma turma de amigos que começou uma relação fraterna, em torno da freqüência escolar, desde a alfabetização.
Ao centro, as duas pessoas que mais marcou nossa adolescência: as coordenadoras pedagógica e de disciplina, Vanita Leitão e Rosa Loureiro, respectivamente.
Foram incontáveis as vezes em que qualquer um desses abnegados alunos presentes nesta foto escutou algum sermão, ou anúncio de punição por uma das duas.
Tudo isso serviu de aprendizado para nossa formação moral!
Nesse tempo, com Rosa ainda em vida, éramos “convidados” a nos retirar da sala de aula pelos professores, por quaisquer motivos pertinentes e, enquanto descíamos as longas e famosas rampas do educandário, rezávamos para que fôssemos recebidos na direção por Vanita, menos severa que Rosa… Um ou dois anos mais tarde, Vanita teria de assumir os castigos mais contundentes, com a partida de Rosa para o andar de cima.
Porém, o carisma que Vanita cativou com nossa turma desde essa época, acompanhou-nos até o fim! No 3º Ano, nós tínhamos a audácia de passar muito tempo do intervalo desafiando a sua paciência, através de bons e alegres papos regados a sátiras e muita descontração. Até tocar o famoso sino que encerrava o intervalo, nós tivemos esse privilegio.
Depois que conclui o ensino médio, passaram-se alguns anos até que eu reencontrasse professora Vanita, enquanto passeava numa manhã de sábado pelas ruas campinenses, já gozando de sua aposentadoria, ao lado de Ceminha, sua inseparável irmã. Foram 10 minutos que mais pareceram 10 anos depois de tanto tempo.
Após um forte abraço nos despedimos e, para minha surpresa, ano passado soube do seu martírio… e isso muito me doeu.
O ato de audácia ao qual tivemos à época em posarmos para foto junto as duas diretoras mais temidas, era digno de um troféu. Mas hoje, com a saudade que infla meu coração e irriga meus olhos, essa audácia é digna de uma moldura. Ainda que seja uma moldura virtual na lembrança de cada um que teve a grata satisfação de conviver com estas duas lendas, na contínua história dos 90 anos do Colégio Alfredo Dantas.
Foto: pátio central do CAD (onde hoje tem umas esculturas na parede). Em pé (da esq. Para direita): Júlio César, Jafet Soares, Vanita Leitão, Rosa Loureiro, Joelmar Marques, Humberto Ramos. Agachados: Hallyson Luis, Adriano Maia (in memorian), Nalisson Marques e Emmanuel Sousa.
O autor é ex-aluno, Administrador e estudante do Curso de Ciências Contábeis da UEPB.
Blog: https://almacorsaria.blogspot.com
Postado por Emmanuel do Nascimento Sousa
Eta, peças boas, só tinham cara de santos, kkkkkkkkkkkkkk. Bons tempos!!!
Realmente Emanuel, tiver o prazer de conviver com Rosa e Vanita, realmente é saudade e Respeito. Respeito por duas criaturas que as vezes amavamos e as vezes odiava, porém naquela epoca não tão distante professores poderiam dizem. Meus alunos me respeitam. e Hoje qual o professor que tem este direito. Obrigada a elas por nos ter ensinado, mesmo da forma dela o respeito.
GENTE QUE SAUDADE,ESSES MENINOS ERAM DA MINHA TURMA,JULIO,JAFET,ADRIANO,HUMBERTO,HALLISON,NALISSON , EMANNUEL E JOELMAR,FIQUEI ATÉ EMOCIONADA EM REVER ESSA TURMA……..
saudades de umas turmas….
saudades de muitas pessoas….
saudades de tudo o que era bom…
saudades de ROSA MARIA CARTAXO LOUREIRO e suas famosas “BITUCAS” de cigarros que eram tiradas pra sentir melhor o cigarro. O fiel escudeiro de ROSA era o famoso “LIVRO PRETO” que era onde anotava os nomes dos alunos convidados a saires de sala de aula e ficavam por um período de pelo menos 3 dias pra repensar seus atos e só retornavam com os pais…. era tiro e queda.
saudades de VANITA LEITÃO e suas roupas impecáveis e os seus “coques” bem feitos. Sua personalidade marcante não deixava e nem sequer cogitava que aluno tivesse vez diante do professor.
AO MESTRE COM CARINHO seria a frase ideal pra se referir a essa duas pessoas que fizeram a diferença nos bons e valiosos tempos dos anos 70 e 80 do COLÉGIO ALFREDO DANTAS.
Tempos bons que não voltam mais. Sinto muita saudade da época em que corria-mos pela a rapa no intervalo pra chegar primeiro na famosa cantina.
Meu Deus… que saudade desse tempo!!! Lembro demais de cada um desses garotos… que maravilha recordar! Nossa, lembro sim de cada um, alguns, na época, “insuportáveis” rsrsrs… Bons tempos que vivemos nessa escola.
Gente que ótima esta foto. Os meninos tão pequenos! Wanita e Rosa…a primeira tão temida. Foi tão importante. Que bom rever. Obrigada a quem mandou.
Abraços a todos da minha turma.
Só faltou eu na foto…era a minha turma e durante todos os anos subsequentes fomos amigos…saudades de todos!
Rosa e Vanita mesclavam a “mão de ferro” com muito carinho. Tinhamos muito respeito por estas duas. Lembro com muitas saudades das “conversas” que estas duas tinham de vez em quando com nossa turma e, “ai” daquele que não andasse certinho. Para mim foi uma honra ter estudado no CAD. É também uma honra fazer parte do atual corpo docente desta escola.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
adorei essa foto rsrsrsrsrsrsrsr
coloca outras mercem um comentarios
xeruuu
biaaa
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Ai gente, esses guris da foto tbm são da minha época, estudei com quase todos.
O que Mônica relatou de Vanita e Rosa, parecia que eu tava vendo, especialmente o livro de Rosa…quando alguem descia, ela dizia da porta memso: “Diga seu nome” e já ia abrindo o livro.
Saudade enorme
TEMPO Q PASSA E NAO VOLTA +….PORISSO TEMOS Q APROVEITAR O HJ PQ O AMANHA PASSA E NAO VOLTA +
BJOS
NESTA FOTO DOS ALUNOS SO CONHEÇO NALISSON MARQUES,QUE HOJE E MEDICO EM MACAPA,REALMENTE ROSA E VANITAO LEVAVAM MESMO O COLEGIO NA ORDEM.NAO E DA EPOCA DE VOCES MAS FOI DA MINHA,TAMBEM TENTO MUINTA SAUDE DO CAD,QUANDO PROFESSOR LOUREIRO ENTRAVA NAS SALA DE AULASQUANDO TINHA AULA FAGA PARA FAZER UM SERMAO EM BENEFICIO DOS ALUNOS.
Gente,estou em lágrimas! Que tempo maravilhoso.Correr na rampa pra chegar á cantina,chegar cedo e banda estar ensaiando p/ o 7 de setembro…Rosa,Vanita e Liginha…os professores diziam que os nossos nomes corriam mais que nomes de políticos em época de eleição. Jussara,Érika, Anne Franciare e Glauciene!Amo tudo que me faz lembrar esse tempo.Sempre que vou á Campina,morro de vontade de entrar no colégio, para relembrar.Mas receio que não possa fazer!Por isso um abraço enorme e minha sincera gratidão por esses momentos…de 82 a 85.