ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições serão recebidas entre 27 de março e 5 de abril, para quem não estiver matriculado na instituição. Os que já estiverem matriculados poderão se inscrever até 5 de maio.

Quem pode participar

Para as bolsas remanescentes, poderão se inscrever os que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham obtido nota igual ou acima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Professores permanentes da rede pública de educação básica também poderão se inscrever para cursos de licenciatura, independentemente da renda.

Como funciona

Os participantes que não forem professores da rede pública devem atender a pelo menos um dos pré-requisitos abaixo para conseguir uma bolsa no ProUni:
– ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
– ser portador de deficiência física;
– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Os estudantes que conseguirem a bolsa parcial podem ainda se cadastrar no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para financiarem a outra parte da mensalidade da universidade.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário