Diante de um cenário de muitas incertezas essa é uma pergunta recorrente em nosso cotidiano. Dependemos das políticas de saúde pública para que possamos retomar as atividades presenciais, no entanto, precisamos planejar o próximo ano e chegamos ao final de 2020 preparados para enfrentar qualquer cenário que se apresente em 2021!
Sempre em busca de oferecer o melhor para nosso alunado, estamos prontos para retomar as atividades na modalidade Ensino Híbrido, dentre as possibilidades apresentadas, aquela que consideramos mais adequada para iniciarmos o processo de retomada gradual. Seguiremos todos os protocolos sanitários estabelecidos, normas de convivência rígidas terão que ser cumpridas, de modo a proporcionar toda segurança possível.
Como, de fato, funcionará esse Ensino Híbrido?
Serão mantidos o mesmo número de alunos por turma de sempre, de modo a potencializar a aprendizagem, a socialização e a interação. Funcionaremos presencialmente com 50% da nossa capacidade e todas as salas passarão a contar com ventilação natural. As turmas serão divididas e será estabelecido um sistema de rodízio, uma parte frequentará a escola durante uma semana e a outra participará de forma virtual. Na semana seguinte será realizada a inversão.
Recursos Tecnológicos
As aulas serão transmitidas ao vivo para a parte da turma que estiver participando das atividades de forma virtual. Investimos em modernos recursos tecnológicos: internet de alta velocidade, câmeras HD, microfones digitais, sistemas de sonorização, que possibilitarão a interação plena entre o professor e os alunos que estiverem em sala de aula e aqueles que estiverem em casa.
Escolha da Família
Reforçamos que o retorno às aulas presenciais será opcional, as famílias que por uma ou outra razão não se sintam seguras, ou ainda, os alunos portadores de comorbidades, poderão participar das atividades apenas de forma virtual. Contudo, gostaríamos de contar com o maior número possível de alunos presencialmente em sala de aula, por entendermos que o Ensino Híbrido seja um avanço, um passo significativo.
Depoimento dos Professores
Saudade foi o sentimento destacado pelos professores que estiveram na escola realizarando testes para a implantação do ensino híbrido: modalidade que o CAD irá adotar em 2021 e que mescla os ensinos remoto e presencial.
Hermano Oliveira, Elaine Luna e Evilânia Kierve, professores de língua portuguesa, geografia e ciências – respectivamente – se utilizaram de todos investimentos tecnológicos feitos pela escola e ministraram aulas diretamente das instalações da escola.
“O ar foi de saudades misturado com esperança de que tudo dará certo”, ressaltou Hermano. Por sua vez, Evilânia descreveu o momento como uma emoção e confessou: “apesar dos alunos não estarem presencialmente, eu me senti realizada e feliz”. Já Elaine relatou que sentiu falta da movimentação dos alunos pelas rampas e da alegria nas aulas presenciais. “Me emocionei sim, mas tentei me controlar e consegui interagir com os alunos pelas câmeras. Eles responderam e participaram ativamente”, finalizou.
O professor Hermano ainda deixou um depoimento de grande importância sobre a sua visita à escola, destacando alguns pontos:
– Ensinos: remoto e híbrido
“Neste ano, ter uma nova rotina a partir de um novo normal não tem sido fácil, sobretudo, no quesito laboral quando precisei ajustar o meu ambiente doméstico para o lugar de trabalho. Contudo, depois de um longo período de confinamento, na primeira oportunidade de vivenciar as mudanças estruturais adotadas pela escola, não pensei duas vezes e me ofereci a testar os recursos para o ensino híbrido emergente.”
– Visita à escola
“Primeiro contato: da portaria à sala de aula, notei as medidas sanitárias e de distanciamento social, sejam pelas sinalizações em cartazes do uso da máscara ou do álcool em gel, sejam pelos espaços reorganizados dentro e fora de sala para a distância mínima. A sala de aula: reorganizada e com recursos tecnológicos para uma interação virtual ou real possível, pois esteve a minha disposição a câmera, microfone e computador para a execução de minhas aulas.
– Sentimentos
“Curiosidade: os mesmos sentimentos que descrevo aqui foram percebidos na postura dos alunos quando se conectaram ao meet e notaram que o lugar da minha aula tinha se deslocado para o lugar que é deles, de fato! Nosso dia 17 de novembro foi diferente.”
Reforçamos que a participação efetiva de toda comunidade, na escola e em casa, respeitando todas as orientações das autoridades será de fundamental importância.
Nosso setor administrativo está atendendo normalmente, faça-nos uma visita e veja de perto como estão nossas instalações. Preparamos a escola com muito carinho, para evoluirmos sempre!
Unidos iremos superar mais esse desafio.